Guia de Pintura

Dicas

Calcule a quantidade de tinta

Calcule a quantidade de tinta

Revestin Novo Conteúdo 12 Para gerar economia e evitar desperdício, é essencial saber a quantidade exata de tinta que será utilizada na obra. É só calcular da seguinte forma: Descubra a metragem do local a...

Para gerar economia e evitar desperdício, é essencial saber a quantidade exata de tinta que será utilizada na obra. É só calcular da seguinte forma:

Descubra a metragem do local a ser pintado (multiplique a altura pela largura da parede para obter os m², por exemplo), divida pelo rendimento do produto (litros/demão) e obterá a quantidade de galões necessária para efetuar a pintura de uma demão. Para fazer duas ou mais demãos de tinta, basta multiplicar este valor.

Uso das Cores

Uso das Cores

Revestin Cor afeta o humor A maioria de nós tem uma cor favorita ou prefere algumas cores em vez de outras. Isso é porque pode afetar seu humor se nos cercamos de cores que tem um impacto positivo no seu. Vermelho pode elevar...

Cor afeta o humor

A maioria de nós tem uma cor favorita ou prefere algumas cores em vez de outras. Isso é porque pode afetar seu humor se nos cercamos de cores que tem um impacto positivo no seu.

Vermelho pode elevar sua energia, amarelo pode fazer a pessoa se sentir mais feliz e o azul está provado que baixa a pressão arterial, desacelera o coração, o que, por isso, essa cor está associada com relaxamento. Se você combina a felicidade do amarelo e a sensação relaxante do azul, você tem o verde, uma cor agradável para muitas pessoas.

Unidades de saúde mental são conhecidas por usar tons pastéis nas suas paredes para que os pacientes fiquem calmos, felizes e relaxados. Paredes beges com pigmento rosa combinadas com pisos verde menta são uma combinação popular que dizem que cria uma área de silêncio, harmônica e calma. As escolas usam cores vivas que tem apelo para as crianças.

Quando escolher as cores para o seu próximo trabalho de design, é importante considerar como elas irão combinar entre si, com os outros elementos e que impacto terá no humor do público-alvo.

Cor e seu significado

Wassily Kandinsky foi um dos primeiros pioneiros na teoria da cor. Para ele, as cores comunicavam as seguintes qualidades:

- Amarelo: calor, excitamento, alegria
- Azul: profundo, tranqüilo, supranatural
- Verde: paz, quietude, natureza
- Branco: harmonia, silêncio, limpeza
- Preto: luto, escuro, desconhecido
- Vermelho: brilhante, confidente, vivo
- Laranja: radiante, saúde, seriedade

Métodos de aplicação

Trincha ou pincel

Trincha ou pincel

Revestin Novo Conteúdo 02 Método de aplicação mais utilizado. É bataro, mas relativamente lento, por isso é geralmente empregado em áreas pequenas, para retoques, repasse em áreas de solda,...

Método de aplicação mais utilizado. É bataro, mas relativamente lento, por isso é geralmente empregado em áreas pequenas, para retoques, repasse em áreas de solda, rebites, quinas e cantos.

Não exige muita habilidade ao pintor. Entretanto, até mesmo o aplicador mais capacitado terá dificuldades e manter a pintura uniforme, principalmente em termos de espessura e podem formar sulcos em função das cerdas do pincel. A perda de tinta durante a aplicação é mínima, mas não possibilita acabamento fino. Tomar cuidado com a força aplicada sobre a demão anterior, pois poderá solubilizar novamente a tinta e começar a formar grumos na aplicação. 

Rolo

Rolo

Revestin Novo Conteúdo 03 Este método de aplicação proporciona maior rendimento em relação ao pincel e é freqüentemente utilizado na pintura de superfícies de porte médio. Para a...

Este método de aplicação proporciona maior rendimento em relação ao pincel e é freqüentemente utilizado na pintura de superfícies de porte médio. Para a aplicação, é indicado usar rolo com lã de carneiro, pois as tintas contêm compostos orgânicos que podem afetar a espuma. O rolo mais utilizado tem largura de 150 mm, sendo eventualmente utilizado o de 50 mm para superfícies de menor dimensão, como cantoneiras e tubulações de pequeno diâmetro.

As perdas de tinta durante a aplicação são devido aos respingos, porém, é possível conseguir uma epessuras mais uniforme. É indicado para pintura de grandes áreas planas ou com grande raio de curvatura, na presença de ventos, que impossibilita onde a aplicação à pistola.

Na aplicação, o rolo não deve ser mergulhado todo na tinta. Deve ser mergulhada na tinta depositada em uma bandeja ou recipiente, que permite a retirada de excessos. A pressão do rolo sobre a superfície deve ser controlada para obter um filme de espessura uniforme. A limpeza do rolo deve ser feita logo após a aplicação da tinta com solvente, para que possa ser reaproveitado.

Pistola sem ar

Pistola sem ar

Revestin Novo Conteúdo 05 A pintura com pistola sem ar ou hidráulica é um método de aplicação por pulverização indicado para pintura de grandes áreas, como casco de navios, tanques de...

A pintura com pistola sem ar ou hidráulica é um método de aplicação por pulverização indicado para pintura de grandes áreas, como casco de navios, tanques de armazenamento, etc. É um equipamento que necessita de mão-de-obra especializada, mas é de elevada produtividade e tem perdas de tinta na aplicação bastante reduzidas, da ordem de 15%.

Tomar cuidado com segurança por parte do pintor, em função das elevadas pressões envolvidas. A distância entre o bico da pistola airless e a superfície a ser pintada deve ser de 25 a 50 cm. 

Imersão

Imersão

Revestin Novo Conteúdo 06 A pintura por imersão pode ser em imersão eletroforética e imersão simples. Na imersão eletroforética, a peça a ser pintada é mergulhada em um banho de tinta...

A pintura por imersão pode ser em imersão eletroforética e imersão simples. Na imersão eletroforética, a peça a ser pintada é mergulhada em um banho de tinta contida em um tanque, sendo que entre o tanque e a peça é estabelecida uma diferença de potencial em torno de 300 volts, com película uniforme, da ordem de 15 a 30µm. Na imersão simples, não é estabelecida a diferença de potencial entre a peça e o tanque, havendo simplesmente o banho de tinta com agitação constante.

Como principal vantagem da pintura por imersão pode-se citar a minimização de perdas. Entretanto, esta técnica possui a desvantagem de gerar muitos problemas de escorrimentos.

Pistola Convencional

Pistola Convencional

Revestin Novo Conteúdo 03 É um método rápido e de fácil aplicação. Apresenta grande produtividade e tem como característica a obtenção de espessura de tinta constante ao longo de toda...

É um método rápido e de fácil aplicação. Apresenta grande produtividade e tem como característica a obtenção de espessura de tinta constante ao longo de toda a superfície pintada. Na pistola convencional, ou pistola a ar, a tinta depositada no recipiente é expulsa em direção ao bico da pistola pela ação da pressão do ar.

A desvantagem é que se a aplicação não for bem feita, haverá muita perda de tinta, podendo ocorrer também escorrimento, fraco alastramento, porosidade, etc. 

Como solucionar problemas de pintura

Umidade

Umidade

Revestin Novo Conteúdo 10 É a maior causadora de problemas na pintura. Existem basicamente dois tipos: a positiva, de fora da parede; e a negativa, que vem de dentro da parede. A umidade positiva é facilmente resolvida em...

É a maior causadora de problemas na pintura. Existem basicamente dois tipos: a positiva, de fora da parede; e a negativa, que vem de dentro da parede.

A umidade positiva é facilmente resolvida em paredes com o uso de uma tinta de boa qualidade e em lajes com impermeabilizantes. A umidade negativa é mais complicada e difícil de sanar. A primeira coisa a fazer é investigar de onde vem a umidade e tentar resolver a causa. Pode ser de cima; de baixo; de um cano trincado dentro da parede; de uma calha entupida, furada ou quebrada; do telhado; da laje; de um muro de arrimo (com terra atrás) e outros.

Enrugamento

Enrugamento

Revestin Novo Conteúdo 08 Normalmente ocorre com pintura de esmalte por aplicação de camada muito espessa ou demão em cima de outra que ainda não secou. A umidade pode também fazer bolhas que têm o aspecto...

Normalmente ocorre com pintura de esmalte por aplicação de camada muito espessa ou demão em cima de outra que ainda não secou. A umidade pode também fazer bolhas que têm o aspecto enrugado. A solução é remover toda a tinta solta, aplicar fundo ou selador específico, massa e pintar com a tinta correta.

Bolhas e Descascamento

Bolhas e Descascamento

Revestin Novo Conteúdo 09 Normalmente são causadas por umidade que provém de dentro da parede. Nesse caso, não adianta somente arrumar com massa corrida, pois provavelmente irão aparecer novamente se a umidade...

Normalmente são causadas por umidade que provém de dentro da parede. Nesse caso, não adianta somente arrumar com massa corrida, pois provavelmente irão aparecer novamente se a umidade não for sanada.

As bolhas na pintura nova aparecem por problemas de aderência, principalmente pela não remoção de gorduras, poeiras e sujeira. Também podem ocorrer se não for obedecido o tempo de secagem da massa ou entre demãos.

O descascamento ocorre normalmente por uso da tinta errada ou falta de fundo específico. Para solucionar o problema, basta resolver a questão da umidade, deixar secar o reboco para depois prosseguir com a pintura. Em caso de descascamento, deve-se remover toda a tinta solta, aplicar fundo ou selador específico, massa e pintar com a tinta correta.

Manchamento

Manchamento

Revestin Novo Conteúdo 07 Pode ter diversas causas, como limpeza inadequada da superfície, insetos, umidade negativa, eflorescência, etc. Abaixo descrevemos os mais comuns: - Limpeza Inadequada: ocorre quando a superfície...

Pode ter diversas causas, como limpeza inadequada da superfície, insetos, umidade negativa, eflorescência, etc. Abaixo descrevemos os mais comuns:

- Limpeza Inadequada: ocorre quando a superfície é esfregada deixando marcas ou é utilizado algum produto incompatível. A solução é remover qualquer vestígio de produto que tenha manchado a superfície e pintar novamente.

- Umidade Negativa: faz as tintas descascarem, mas em casos especiais em tintas PVA, aparecem manchas mais escuras. É importante localizar a causa e eliminá-la o quanto antes.

- Chuva após a pintura: às vezes a chuva deixa marcas de “escorrido” na tinta quando chove um dia ou dois depois da pintura. Após a parede estar bem seca, uma demão de tinta bem “fechada” deve resolver o problema.

- Manchamento por diferença de brilho: o mais comum ocorre na aplicação de tintas com brilho quando a parede tem diferença de textura, o reboco está mais áspero em uma parte e menos em outra, a parte mais lisa reflete mais a luz e vice-versa, fazendo com que pareçam manchas claras e escuras. Para resolver basta aplicar massa específica para alisar toda a superfície ou aplicar uma textura para emparelhar a rugosidade. O manchamento por brilho também ocorre caso a aplicação da tinta não seja uniforme, ficando uma camada mais espessa que a outra. A solução neste caso, é aplicar uma demão geral bem parelha, mas em alguns casos é necessário lixar antes.

- Corante demais na tinta: todas as tintas têm um ponto de saturação de corante, além desse ponto o corante normalmente não se mistura mais e a superfície fica toda manchada.

- Eflorescência: sais brancos que afloram da parede. Pode ser causada por umidade ou reação química na parede. Caso seja alguma reação química é necessário limpar bem a parte atingida, aplicar um Selante Acrílico antes de proceder com a pintura.

- Baixa cobertura: quando a tinta não está cobrindo, mesmo com várias demãos. Isso ocorre porque o intervalo de tempo entre demãos não está sendo respeitado; o fundo é mais escuro do que a tinta que está sendo aplicada; porque as tintas contém pigmentos orgânicos de menor cobertura; base incorreta na hora de pigmentar a tinta; a tinta é de baixa qualidade; a superfície está muito manchada ou suja; diluição excessiva da tinta; tinta muito espalhada na parede.

- Mofo ou bolor: são fungos que gostam de umidade, eles não brotam em ambientes secos. Normalmente nascem em paredes de locais úmidos como banheiros, cozinhas, áreas de serviço e paredes externas que pegam pouco sol. Para acabar com eles utiliza-se produtos à base de cloro, como a água sanitária – mistura-se com água 1:1 e aplica-se nos fungos, o melhor é aguardar 15 dias e repetir operação para erradicá-los. Depois disso, a aplicação de tinta de boa qualidade com anti-mofo dará uma grande durabilidade à pintura, exceto quando existem problemas de umidade (clique para ver soluções).

- Trincas e rachaduras: as duas são diferentes, trincas sempre têm início e fim na parede, as rachaduras sempre começam em um canto de parede, em uma janela, em uma tomada etc. Elas são estruturais, normalmente está rachado até o tijolo e muitas vezes dos dois lados da parede. Trincas e Fissuras são mais comuns em rebocos novos na parte externa e desaparecem com a aplicação de uma tinta emborrachada de boa qualidade. Já as rachaduras podem aumentar com o tempo, tanto na espessura como no comprimento. O ideal é utilizar uma massa elastomérica e cobrir com massa corrida ou acrílica para acabamento e tinta.